“Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me hospedastes; Estava nu, e me vestistes; estive doente, e me visitastes-me; estive na prisão, e fostes me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”
(Mt 25, 35-40).

“O amor autêntico é sempre contemplativo, permitindo-nos servir o outro não por necessidade ou vaidade, mas porque ele é belo, independentemente da sua aparência (...) Jesus, o evangelizador PR excelência e o Evangelho em pessoa, identificou-Se especialmente com os mais pequeninos (cf. Mt 25,40). Isto recorda-nos, a todos os cristãos, que somos chamados a cuidar dos mais frágeis da Terra” (Papa Francisco, Carta Apostólica Evangelii Gaudium,199.209)

Venha exercitar seu amor fraterno e solidário!

AÇÕES SOLIDÁRIAS EM NOSSA PARÓQUIA

1. ATENDIMENTO AOS ENFERMOS E IDOSOS
    • Visita do Padre: para bênção, confissão e Unção dos Enfermos em casa ou hospital, entrar em contato com a Secretaria Paroquial. O Pároco agendará uma visita.
    • Comunhão Eucarística: contatar a Secretaria Paroquial. O Pároco designará um(a) Ministro(a) Extraordinário(a) da Comunhão Eucarística para combinar dia e horário com a família.
    • Pastoral da Saúde: a equipe da Pastoral da Saúde visita regularmente os hospitais na área da Paróquia, procurando prestar a assistência necessária aos enfermos.
  2. OFICINA DE CARIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA
    • Este é o grupo mais antigo de assistência aos necessitados em nossa Paróquia. Foi fundado em 1957, pelo Frei Marcelino Barrios, OSA.
    • É uma associação de voluntárias, inspirada na vida de Santa Rita de Cássia, que se reúne toda quinta-feira, de 14h30 até 17h.
    • Atividades: trabalhos como crochê, tricô, bordado à máquina e à mão, pintura em tecidos, costuras em roupas infantis e de cama, enxovais para crianças e outros trabalhos.
    • Toda a renda conseguida é doada a creches, asilos, hospitais e aos necessitados assistidos pela Paróquia.
  3. PASTORAL SOCIAL
    • A Paróquia assiste com a cesta básica 72 famílias carentes na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Vila CEMIG, Barreiro de Cima, onde os Freis Agostinianos coordenam a Paróquia Cristo Redentor.
    • No 2ª final de semana do mês a Paróquia promove a “Semana da Solidariedade”, na qual incentiva os Paroquianos a trazerem alimentos não perecíveis para a composição da cesta básica. Esses alimentos podem ser entregues na Secretaria Paroquial durante a semana ou preferencialmente no ofertório das Missas.
    • Você pode também fazer uma campanha mensal com seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Os alimentos arrecadados podem ser trazidos na Secretaria Paroquial.
    • A Equipe da Pastoral Social se reúne na 1ª e 2ª terça-feira às 9h30m para composição das cestas básicas.
    • A Equipe da Pastoral Social da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Vila CEMIG busca as cestas básicas em nossa Paróquia e as distribui na Vila CEMIG. A equipe vem buscar as cestas básicas na 3ª quinta-feira do mês.
  4. GRUPO “AMIGOS SOLIDÁRIOS SANTO TOMÁS DE VILLANOVA”
    • Estamos criando esse Grupo com a finalidade de acompanhar os casos emergenciais, como pessoas que procuram a Paróquia, apresentando as mais diversas necessidades; pessoas em situação de rua na área de nossa Paróquia ou casos semelhantes.
    • Caso você queira participar, entre em CONTATO com a Paróquia, enviando sua mensagem no link CONTATO.
  5. AÇÕES SOLIDÁRIAS DOS GRUPOS DE ORAÇÃO
    • Grupo de Oração Nossa Senhora da Consolação e Correia: além da coleta realizada na missa da 1ª segunda feira do mês, destinada à cesta básica, o grupo também assiste:
      • Casa Para Idosos, que fica na Avenida Pintos Alves, 4685. Bairro: Campinho em Lagoa Santa;
      • Grupo Mineiro de Assistência ao Câncer, que fica na Avenida contorno, 2088 loja 1 Bairro: Floresta;
      • Doação mensal para Escritório da Renovação Carismática Católica RCC).
    • Grupo de Oração Nossa Senhora Rainha da Paz: a Pastoral Oragir tem a missão de arrecadar mensalmente alimentos, roupas, brinquedos, para ajudar diversas instituições que necessitam.
  6. CORRIDA DO BEM: é um evento promovido pelo Grupo Jovens do Bem, que se reúnem periodicamente num lugar previamente escolhido na área de Belo Horizonte, para fazer uma caminhada e arrecadar alimentos para a Cesta básica.