“Não se vive somente de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4).

A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da mesa do Corpo de Cristo. Sempre as considerou, e continua a considerar, juntamente com a sagrada Tradição, como regra suprema da sua fé (...) Com efeito, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, para conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (Concílio Vaticano II: Constituição Dogmática Dei Verbum, VI, 21).