Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia

A Paróquia Agostiniana

Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia (Belo Horizonte - MG)

Pároco: Frei Rodrigo Antônio de Jesus, OSA

Vigário Paroquial: Frei Eberson Dionisio Naves, OSA

Foi construída para ser a capela do Colégio Santo Agostinho. Com o tempo, passou a receber os fiéis do bairro e transformou-se em Paróquia em 31 de dezembro de 1960. Desde então, a Paróquia conta com a participação e o trabalho voluntário de muitos leigos, nas mais diversas pastorais e movimentos.

A Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia é coordenada pelos Freis Agostinianos (Ordem de Santo Agostinho – OSA).

Os pilares da espiritualidade agostiniana, pautada na vida e obra de Santo Agostinho são: a interioridade, vida em comunidade, com um acento especial à amizade e o serviço à Igreja, onde ela mais necessitar. Diversos são os campos de atuação dos Agostinianos: paróquias, colégios, universidades, assistência social e promoção humana, ecumenismo e diálogo interreligioso, entre outros.

O núcleo fundamental da vida agostiniana encontra-se, segundo o próprio Santo Agostinho (cf. Sermões 355 e 356), no exemplo da comunidade de Jerusalém: “Quando terminaram sua oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos e todos ficaram plenos do Espírito Santo, e se puseram a anunciar com intrepidez a palavra de Deus. A multidão dos fiéis tinha um só coração e uma só alma. Ninguém dizia ser seu o que possuía, mas tudo era colocado em comum” (Atos 4, 31-32). O coração do modelo ideal da pastoral paroquial agostiniana é o dom e a tarefa de ser uma comunidade promotora e coordenadora de comunidades, ou seja, da comunidade orgânica e dinâmica das pessoas e famílias comunitárias, das comunidades menores e do Povo de Deus, em processo de crescimento permanente na fé, na Igreja Particular (cf. Doc.Puebla 617, 644 e Doc.S.Domingo 58).

Na paróquia N. Sra. da Consolação e Correia o Povo de Deus, chamado a viver o sacerdócio comum dos fiéis é chamado a crescer cada vez mais em santidade.

Nossa comunidade vive a espiritualidade de comunhão, promovendo a participação ativa de cada batizado segundo o Dom particular que recebeu, buscando ativamente os que não têm costume de participar, fazendo-os sentir-se acolhidos e bem-vindos.

A Paróquia que está aos cuidados da Ordem de Santo Agostinho é integrada na pastoral orgânica da Igreja Particular de Belo Horizonte, promotora da pastoral sacramental evangelizadora.

É “lugar privilegiado de escuta atenta do clamor do pobre”, sensibilizada com os problemas sociais, servidora no auxílio dos mais vulneráveis, através da Pastoral Social, Projeto Mãos na Massa e Oficinas de Caridade de Santa Rita de Cássia.

Realiza celebrações litúrgicas, conforme os ritos estabelecidos pela Santa Igreja nos livros litúrgicos e rituais.

Promove o compromisso solidário de todo batizado, de cada família e de toda comunidade menor na pastoral orgânica da paróquia.

Nossa paróquia é comunidade de fé, de culto, de caridade, de missão.

Os diversos movimentos e grupos da paróquia participam segundo seu Dom particular em benefício do bem comum e da pastoral orgânica da comunidade.

Os diversos ministérios, ordenados e leigos, surgem da comunidade e como resposta às necessidades da mesma.

A estrutura paroquial favorece o diálogo, a comunhão, a participação e o respeito na ação missionária e pastoral.

Cada família é uma comunidade de fé, de culto, de caridade e de missão.